Dicas

BARCO DE ALUMÍNIO X BARCO DE FIBRA

 

Falando assim até parece uma comparação desleal. Mas na realidade não é. O orçamento é um fator que influencia muito nessa comparação. Porém existem outros fatores que é de igual importância. Não adianta gastar uma pequena fortuna em um “bass boat” se o local onde você for pescar não favorece a embarcação. A verdade é que tudo vai depender de onde você vai pescar. lugares de pouca ou quase nenhum estrutura para descer o barco por exemplo favorecem aos barcos de alumínio por serem muito mais leves e de fácil manuseio. Já os barcos de fibra são mais confortáveis e seguros, porém requerem maiores estruturas. Abaixo vou tentar fazer uma comparação citando pontos fortes e fracos para ambos, assim podendo ajudá-lo a fazer a melhor escolha.

 

Barcos de alumínio

barco aluminio 02

bqarco aluminio01

Pontos fortes – Geralmente de custo mais baixo. Requerem motorização de menor potencia ajudando a baixar ainda mais o custo.  Qualquer veículo pode fazer o transporte sem problemas. Ideais para corredeiras com pedras, braços de rios estreitos, lugares de difícil acesso. Requer pouca ou quase nenhum estrutura para descer o barco.  Estes itens favorecem aos barcos de alumínio por serem muito mais leves e de fácil manuseio.

Pontos fracos – Requer maior manutenção, tem maior arrasto ao navegar, conseqüentemente maior consumo. Geralmente os tanques de combustíveis são menores limitando muito a autonomia.  Faz muitos ruídos tanto na navegação quanto parado em um pesqueiro (se deixar cair um alicate por exemplo, o ruído na água pode afugentar os peixes). Não é muito estável nem muito confortável, apesar de ter modelos com muito mais conforto e estabilidade, porém o fator preço aumento considerável mente. Não são muito recomendados para águas salgadas ou  salobras.

 

Barcos de fibra

barco fibra 02

barco fibra 01

Pontos fortes – Maior conforto. Maior estabilidade conseqüentemente se tornando muito mais seguro. Melhor navegação.  Na maioria das vezes os tanques são maiores aumentando muito a autonomia. São mais silenciosos tanto na navegação quanto no pesqueiro. Requerem motores maiores sendo um ponto positivo a diminuição do tempo de navegação entre um pesqueiro e outro. A manutenção é mínima ou quase nenhuma. Tem menor arrasto ocasionando no menor consumo se comparado potência x peso.

Pontos fracos – São barcos de valores agregados maiores. requerem motores maiores aumentando o custo. São mais pesados dificultando o manuseio. Requerem maiores estruturas para descer. Já para efetuar o transporte precisam de veículos mais potentes.

Espero ter ajudado na sua escolha. Qualquer dúvida nova pode entrar em contato.

Previous post

Modalidade Caiaque cresce entre os pescadores

Next post

FEIPESCA 2015

Marcelo

Marcelo

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 4 =