Dicas

Dicas para não enjoar no barco

GEDC0689

Se você é daqueles que sente enjoo só de pisar no barco, esse texto vai te ajudar! E se você nunca sentiu enjoo fique ligado nestas dicas pois dependendo das condições do mar você pode precisar delas.

Antes de começar as dicas acho importante explicar um pouco sobre o enjoo do movimento (cinetose), assim fica mais fácil entender porque você sente enjoo em determinadas situações. Em linhas gerais nosso celebro utiliza informações de três sistemas diferentes para determinar se estamos ou não em movimento, são eles a visão o ouvido interno (labirinto) e a propriocepção. O enjoo ocorre quando o celebro recebe informações desconexas destes três sistemas, por exemplo quando seu labirinto e a propriocepção dizem que você esta em movimento porem sua visão informa que você esta parado.

1 – Evite lugares fechados

Se você estiver em um lugar fechado é bem provável que sua visão ache que você esta parado, porem devido ao balanço do barco seu ouvido interno vai dizer que você esta em movimento e isso vai deixar seu celebro confuso e lhe causar enjoo. É comum que as pessoas corram para o banheiro do barco quando começam a enjoar, mais não faça isso! Isso só vai piorar o seu enjoo. Já que o problema não é o lugar fechado em si mais a informação que a visão vai passar ao celebro, evite limitar a sua visão a locais parados, como por exemplo quando esta lendo um livro ou de cabeça baixa montando o cinto de lastro. Procure sempre manter sua visão aberta para que o celebro entenda que você esta mesmo em movimento.

2 – Evite a fumaça do barco

No Brasil é muito comum barcos que liberam fumaça na parte traseira da embarcação (popa) o que é péssimo, principalmente quando o barco esta com o motor ligado. Essa fumaça contem monóxido de carbono que inalado em pequenas quantidades pode causar dores de cabeça, vertigens, tonturas entre outros. Se você estiver perto do cano de descarga do barco é melhor ir da uma volta ou ate mesmo ir para a parte dianteira do barco (proa).

3 – Evite alimentos de difícil digestão

É muito comum viajarmos para pescar e no café da manhã encontrarmos uma grande variedade de alimentos, mais lembre-se que você vai ficar em um barco por horas e alguns alimentos podem contribuir para lhe causar enjoo. Frutas monofágicas (que contêm muita água), como a melancia, são um vilão para o mergulhador, elas dificultam a digestão dos outros alimentos. Evite as gorduras, produtos condimentados, salgadinhos e passe longe daquela salsicha com ovos mexidos!

4 – Tome um medicamento se preciso

Existe uma variedade grande de medicamentos que tanto ajudam a evitar o enjoo com também ajudam a acabar com o enjoo depois que ele ja começou. Converse com o seu médico e explique que você vai passar horas dentro do barco. Alguns medicamentos podem causar sonolência mais existem alternativas no mercado que não possuem esse efeito colateral. É importante também se ligar no tempo necessário para o medicamento fazer efeito, alguns precisam ser ingeridos horas antes do embarque.

Previous post

USANDO O SONAR

Next post

Abril 2015

carlos

carlos

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 3 =